A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento. Quando não há esse acompanhamento, é importante que a primeira consulta aconteça antes dos seis meses de idade, para que a mãe possa receber toda orientação a tempo de colocá-la em prática.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

A odontopediatria tem um grande valor na  missão de acompanhar de perto o crescimento das crianças e poder ajudá-las a criar e manter bons hábitos , desmistificando a idéia de que o dentista é uma coisa assustadora e contribuindo assim para adultos mais conscientes.

 

         

 

Dúvidas me chame pelo whatsapp:

  (91) 98152-8805

Foi útil a informação? Seja o primeiro a comentar.