Um sorriso bonito é feito de dentes saudáveis e bem alinhados, que se encaixam com perfeição e harmonia. Enquanto algumas pessoas precisam fazer a correção usando aparelhos ortodônticos, outras nem consideram essa hipótese, pois já possuem a dentição normal.

Há muitos fatores que podem colaborar para que alguém tenha dentes tortos, como mordida cruzada ou até mesmo acidentes que afetem a região da boca.

As crianças herdam o padrão de dentes dos pais, como o tamanho da dentição e dos ossos maxilares, que podem não ser compatíveis. Outro caso seria a malformação facial, que pode ser genética ou provocada no momento do parto, causando o mau posicionamento dos dentes.

Certas manias podem comprometer o alinhamento dos dentes, como chupar o dedo, usar chupeta ou pressionar a língua contra os dentes. Respirar pela boca é um outro exemplo de hábito que interfere no alinhamento. O maxilar das crianças está em crescimento, por isso a respiração inadequada pode influenciar o modo que a mandíbula cresce.

Alguns especialistas acreditam que o dente do siso, último a nascer, pode acarretar o problema de dentes tortos. É comum que não haja espaço suficiente para o siso na boca, por isso ele força os dentes vizinhos para conseguir lugar na arcada dentária, podendo desalinhar o sorriso.

O problema de ter dentes tortos não é apenas por uma questão estética. Se os dentes não estão bem posicionados, algumas funções podem ser comprometidas, como a respiração, a deglutição e a fala. Isso porque o crescimento facial e a fisiologia oclusal estão relacionados ao desenvolvimento muscular e aos tecidos moles, que, por sua vez, estão associados a essas funcionalidades. Elas exercem importante papel na maturação da musculatura bucal e facial, acontecendo o inverso com hábitos inadequados.

O tratamento ortodôntico não muda apenas a posição dos dentes, sua finalidade é também devolver a função correta da mastigação, deglutição e fala, além de diminuir qualquer disfunção na articulação temporomandibular que possa existir. E ainda melhorar a condição psicossocial desse paciente, uma vez que o mau posicionamento dos dentes pode comprometer diretamente sua estética facial.

 

       

 

Dúvidas me chame pelo Whatsapp:

  (91) 98152-8805

Foi útil a informação? Seja o primeiro a comentar.