Faça sempre o autoexame bucal, se você encontra uma feridinha dentro da boca. Passam-se alguns dias e nada desse machucado sumir. Se isso acontecer, preste bem atenção, pois pode ser um sinal de alerta para a saúde do seu sorriso. O câncer de cavidade oral faz parte do conjunto de tumores que afetam a cabeça e o pescoço, e ocorre, com mais frequência, na região da língua. Para perceber essa doença o quanto antes e receber o diagnóstico precoce do dentista, é preciso ficar de olho em alguns estágios dessas feridas.

 

Ao identificar a existência de algum dos sintomas abaixo e sua permanência por mais de duas semanas, é indicada a realização de uma consulta com um dentista. Nesse caso o dentista deverá pedir outros exames, para confirmar ou não o diagnóstico.

Muitos desses sinais e sintomas podem ser causados por outros tipos de câncer ou por doenças menos graves e benignas. Mas quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores as chances de cura. Veja abaixo os sintomas que você deve ficar atento para prevenir um câncer de boca ou garganta:

Ferida na boca sem cicatrização (sintoma mais comum)
Dor na boca que não passa (também muito comum, mas em fases mais tardias)
Nódulo persistente ou espessamento na bochecha
Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amídala ou revestimento da boca
Irritação, dor na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada na garganta
Dificuldade ou dor para mastigar ou engolir
Dificuldade ou dor para mover a mandíbula ou a língua
Inchaço da mandíbula que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode
Dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula
Mudanças persistentes na voz ou respiração ruidosa
Caroços no pescoço
Perda de peso
Mau hálito persistente

TEM COMO EVITAR O CÂNCER DE BOCA?

Existem muitos meios que podem evitar a formação de lesões cancerígenas. Para prevenir o câncer de boca o ideal é adotar atitudes saudáveis como para de fumar, praticar sexo oral com preservativos, evitar exposição solar com o uso de protetores físicos (chapéu, guarda-sol) e químicos (batons e cremes de proteção solar) e seguir uma boa alimentação. O melhor de tudo é viver seu dia a dia com saúde.

 

                   

Dúvidas me chame no Whatsapp:

 (91) 98152-8805

Foi útil a informação? Seja o primeiro a comentar.