Um sorriso bonito e alinhado é o sonho de todos, mas nem todo mundo tem dentes certinhos e acabam recorrendo ao tratamento ortodôntico.  Para muitos adultos, isso é um problema, pois usar aparelho significa ter que usar as borrachinhas coloridas e exibir um “sorriso metálico” por um bom tempo.

Mas, felizmente, a Ortodontia tem avançado muito nos últimos tempos e o aparelho autoligável é um desses avanços tecnológicos. Ele pode ser usado tanto por adultos como por crianças e adolescentes que buscam os mesmos resultados mas, numa proposta de valor de “tempo de tratamento ideal”..

O aparelho autoligado ou autoligável é usada na técnica ortodôntica com aparelhos fixos, mas que, ao contrário dos modelos convencionais, não precisa das borrachinhas coloridas, que são usadas para prender o fio ortodôntico aos bráquetes. O fio ortodôntico é passado por canaletas em cada bráquete e preso por pequenas tampinhas, já existentes em cada peça. O aparelho autoligado pode ser metálico ou de porcelana.

A ausência das borrachinhas no aparelho diminui o atrito entre o bráquete e o fio. Isso permite que o dentista aplique menos força para a movimentação dos dentes, diminuindo o desconforto do paciente, além de obter resultados mais rápidos e mais eficazes. Porém, é o aparelho sozinho, é incapaz de promover qualquer diferença entre as técnicas mas, sim, o conhecimento, do cirurgião-dentista em fazer o planejamento e o atendimento do paciente focado nas ações que vão dar o melhor resultado no melhor tempo de tratamento.

 

 

Ao contrário dos modelos convencionais, os aparelhos autoligáveis não exigem visitas mensais ao dentista e em certos casos, a manutenção pode ser feita entre 15 a 90 dias. E é exatamente por isso que o tratamento dá mais flexibilidade ao paciente, pois não exige dele o comparecimento mensal.

Além da eficácia e do menor tempo de tratamento, o aparelho autoligável, apresenta os seguintes benefícios:

  • é um aparelho mais moderno, que usa tecnologia mais avançada;
  • é mais estético, pois a ausência das borrachinhas coloridas deixa o aparelho mais discreto;
  • reduz o tempo de tratamento em até 50%;
  • diminui o acúmulo de placa bacteriana, devido à ausência das borrachinhas;
  • reduz a necessidade de extrair dentes para concluir o tratamento.

OBS: as vantagens estão condicionadas ao conhecimento do cirurgião-dentista, logo, mesmo utilizando um aparelho convencional, é possível obter vantagens semelhantes.

Vale lembrar que os cuidados com a higiene bucal e com a alimentação para pacientes que usam o aparelho autoligável são os mesmos aplicados a quem usa a aparelho convencional. Deve ser feita a escovação diária com escova comum, escova interdental e o fio dental. Além disso, é importante ficar atento ao que se come, pois alimentos muito duros podem danificar o aparelho.

 

    

Dúvidas me chame pelo Whatsapp:

  (91) 98152-8805

Foi útil a informação? Seja o primeiro a comentar.