Um sorriso bonito é um excelente convite, seja na vida profissional, seja na vida pessoal, principalmente por deixar a pessoa mais confiante. Não tem como fugir: a aparência dos dentes é muito importante para abrir essas portas, no entanto, o mais essencial é mantê-los sempre saudáveis.

Higienizar os dentes diariamente deveria ser um hábito de todos, porém, somente a limpeza feita em casa não é suficiente para manter seu sorriso 100% saudável. É nesse momento que a revisão odontológica e a profilaxia dental (limpeza feita por um dentista) entra em cena.

Por mais que você seja uma pessoa comprometida com a limpeza diária, os resultados são bem diferentes, de uma limpeza feita pelo dentista. Isso porque somente um profissional consegue limpar cada dente e os seus arredores de forma individualizada.

Além disso, esse profissional é capaz de identificar cáries e outros acometimentos que não são facilmente visualizados por pessoas leigas no assunto. Por essas e outras, essa prática é essencial e deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa interessada na manutenção dos dentes. O mais comum é que se realize a limpeza a cada seis meses, mas a frequência de cada caso deve ser analisada. Se houver um maior acúmulo de tártaro ou de placa bacteriana, o dentista pode aconselhar que a limpeza seja feita a cada três meses ou menos, por exemplo.

Durante a limpeza o dentista fará a remoção de tártaro ou cálculo dentário. Esta limpeza é feita com o aparelho de ultrassom ou curetas. Vale lembrar que este é um procedimento que só pode ser feita por um profissional. Vale lembrar que você não consegue remover o tártaro com escova e fio dental, pois envolve uma raspagem mais profunda.

 

Durante a consulta o dentista também investe na instrução personalizada de como o paciente deve escovar seus dentes removendo hábitos nocivos e corrigindo posições e forças erradas da escova sobre os dentes. Essa é uma maneira eficiente de deixar a boca completamente limpa para a aplicação do flúor.

No final da limpeza será feita a aplicação de flúor que tem o objetivo fortalecer e preservar o dente. Ele devolve o frescor e ainda faz com que eles sejam remineralizados.

Pacientes que usam aparelho devem ter cuidado redobrados, pois o aparelho é um meio de retenção, facilitando o acúmulo de placa. Por isso, é muito importante que sejam feitas raspagens frequentes para remoção do tártaro. Dentes limpos e saudáveis são fundamentais para a evolução do tratamento ortodôntico.

 

Alimentos como o café, o vinho, o refrigerante e vários outros que fazem parte da rotina dos brasileiros, promovem o escurecimento dos dentes. Quando não investimos em uma limpeza eficiente, as manchas podem penetrar em camadas mais profundas dos dentes, apresentando dificuldade de remoção. Por outro lado, quem investe na profilaxia dental pode remover esses detalhes com mais facilidade, garantindo dentes brancos por mais tempo.

Visitas frequentes ao dentista ajuda na identificação de cáries logo no início, o que facilita o tratamento. A profilaxia dental também pode ajudar nesse sentido, pois assim as cáries são mapeadas e recebem o tratamento mais indicado o quanto antes.

As gengivites e as periodontites são cada vez mais comuns, mas, assim como as cáries, podem ser identificadas e tratadas precocemente. Esse ponto faz com que o tratamento aconteça com ainda mais facilidade e não traga estragos maiores.

O mau hálito é formado por bactérias que costumeiramente estão na nossa boca, mas em uma quantidade controlada. Quando nos envolvemos com a limpeza e outras medidas profiláticas, fica ainda mais fácil controlar esse aspecto.

Após a limpeza, é aconselhável aguardar meia hora antes de beber água ou se alimentar novamente, pois assim o flúor continua agindo por mais tempo na tarefa de fortalecer os dentes.

O procedimento realizado por um profissional é indicado tanto para pessoas com dentes naturais quanto para pessoas que utilizam próteses dentárias ou implantes.

Além disso, é importante ter em mente que a profilaxia dentária não substitui a limpeza diária feita em casa. Então, continue investindo em uma boa escovação, uso de pasta de dente e enxaguantes bucais e, para fechar, fio dental após cada refeição.

       

Dúvidas pelo Whatsapp:

   (91) 98152-8805

Foi útil a informação? Seja o primeiro a comentar.